top of page

Liderança, planejamento e Gestão. Quais as semelhanças entre as Olimpíadas e a Gestão Legal?

Foto do escritor: Danielle AlvesDanielle Alves

Atualizado: 19 de out. de 2023

Estamos no início de mais uma Olimpíada – Tóquio 2021 – o maior evento esportivo do planeta, que tem como princípio a união entre os povos em uma competição sadia, que é sempre repleta de exemplos de superação e emoção.


Segundo a mitologia Grega, Hércules idealizou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., para homenagear seu pai, Zeus. Nessa época os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se no templo de Hera, no santuário de Olímpia, para que, durante os jogos, houvesse paz entre os povos.[1]


Assim, penso que inicialmente as Olimpíadas nos levam a pensar em união, empatia, superação.


E nesse amplo conceito, que semelhanças observamos com a Gestão Legal?


Já comentei em outros artigos sobre as áreas da Gestão Legal e seus conceitos centrais como Planejamento estratégico, Pessoas, Serviços Jurídicos, Tecnologia e Finanças e refletindo sobre esse evento mundial e minha área de atuação, avalio alguns bons exemplos:


Para chegar à uma competição dessa magnitude o planejamento estratégico é imprescindível, seja qual for a modalidade esportiva é preciso avaliar quais os objetivos que pretende-se alcançar, qual será o investimento de tempo para os treinos, quais as distrações a evitar, os recursos dos quais será necessário dispor, parcerias a formar...


Para gerir um escritório de advocacia ou departamento jurídico as preocupações são as mesmas: quais são os objetivosmissão, visão, metas e para atingi-los qual será meu investimento, de dedicação, recursos, tempo.


Quais as oportunidades a atingir e quais ficarão de lado, serão necessárias parcerias, sociedades? Observe-se que o foco no objetivo deve distanciar os personagens de outras distrações que, muitas vezes, apresentam-se como oportunidades.


Os empreendedores devem saber em que mirar para alcançar o objetivo: sou bom nadador, não treinarei esgrima.

E na área de Pessoas, quantos bons exemplos os jogos trazem: empatia, trabalho em equipe, liderança motivadora. Vejam o exemplo da seleção brasileira de futebol feminino quando a jogadora Marta abriu mão de um pênalti para que sua companheira de equipe Andressa Alves pudesse fazê-lo. Após o jogo, Marta exaltou o espírito de união na equipe: "Aqui não tem vaidade".

Um bom líder encoraja a equipe, não brilha sozinho.

Serviços jurídicos; excelência na aplicação dos procedimentos, foco na qualidade e fluxos de trabalho bem definidos.


Pressão por resultados perfeitos, pela inexistência de erros ou desvios que tragam prejuízo à banca. Os resultados que são colhidos pela perfeita organização de uma controladoria jurídica são fruto de muito trabalho, dedicação, acertos e erros, como ocorre por exemplo na cerimônia de abertura de uma Olimpíada! Cada passo da cerimônia e até o acendimento da Pira Olímpica, são pensados para que nada saia errado, como ocorre com o trajeto entre o agendamento de um prazo e seu protocolo.


Este ano, os jogos olímpicos têm uma preocupação a mais: todo o contexto que a pandemia causou e ainda causa no mundo. Por isso, os cuidados que as delegações e público devem manter para evitar a propagação da COVID-19 são enormes, com protocolos de segurança e contenção do vírus, o que gera maior necessidade de procedimentos testados e eficientes; da mesma forma que na controladoria jurídica, guardadas as proporções de saúde, já que um erro pode ocasionar a perda de um cliente, e os acertos servirão de atrativos para novos negócios!


E o que dizer da tecnologia... não é segredo que ela está presente em tudo.


No cenário atual é o que manteve muitos negócios funcionando, inclusive no mundo jurídico: processos tramitando, reuniões de negócios acontecendo entre tantas outras atividades.


Escritórios e departamentos jurídicos que já estavam acostumados com a tecnologia em suas operações tiveram muito menos problemas, mas muitos precisaram de aperfeiçoamento e novos hábitos, inclusive a implementação de home office da noite para o dia. E com a necessidade e aceleração pela implantação de novas tecnologias temos robôs de automação, IA, softwares com mais funções e aperfeiçoamentos.


Nas Olimpíadas de cenário pandêmico vimos muito investimento em drones, desde a abertura até a vila dos atletas, realidade virtual, robôs para traduções dentro da vila dos atletas e conexão de internet 5G para a transmissão dos eventos já que pela primeira vez na história a competição não terá público (olimpíadas em home).


Quanto as finanças, desnecessário dizer que, qualquer país que pretenda sediar jogos olímpicos deve elaborar um plano de viabilidade: avaliar o investimento e o retorno do capital, tal qual escritórios e departamentos jurídicos ao orçarem investimentos, contratações ou mesmo precificarem seus honorários.


Assim, trago essas reflexões porque a gestão é uma necessidade para todo tipo de atividade humana. Tudo o que fazemos pode ser organizado e melhorado.


Apreciem os jogos e mantenham-se antenados: profissionalizem sua gestão legal!


Quer saber mais sobre gestão? Curta nossas redes e acompanhem nossos conteúdos.


Comments


Siga a gente:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

© 2020

bottom of page