top of page

FOCO X MULTITAREFA

Atualizado: 19 de out. de 2023

A produtividade, como melhor trabalhar com nossas habilidades, são temas recorrentes e sempre necessários.

O cérebro é uma parte do corpo humano pouco conhecida ainda, e a cada dia são feitos novos estudos e pesquisas a fim de entender o comportamento desse computador que é o mais fantástico que existe.

De igual modo o autoconhecimento é essencial para trilhar o caminho da alta performance aliada à qualidade de vida.

Dessa forma, entender sobre si mesmo, suas habilidades, comportamentos é um diferencial na vida de qualquer indivíduo.

Essa semana fiz duas enquetes no Instagram e no LinkedIn sobre o tema acima.

Na primeira, sobre o que se considera mais produtivo, ter foco ou ser multitarefa:

100% das pessoas responderam que o foco é determinante para a produtividade.

Na segunda enquete a questão era: “você tem mais facilidade para o foco, a multitarefa ou igualmente para ambos?”

O resultado foi o seguinte: 10% responderam foco, 30% consideraram-se multitarefa e 60% afirmaram ter facilidade para as duas habilidades.

E vem a pergunta: afinal, qual das habilidades devemos treinar? Uma exclui a outra?

Responder essas questões ou trazer reflexões sobre este tema é o propósito deste artigo. Tratemos primeiro das definições:

Multitarefa é a pessoa que faz várias tarefas ao mesmo tempo... não é bem assim, na realidade o cérebro humano, salvo raríssimas exceções, não consegue se fixar em mais de uma tarefa concomitantemente, mas ele consegue alternar rapidamente entre várias atividades e essa é a habilidade em questão.

Já o foco é a capacidade de se concentrar verdadeiramente em uma atividade.

Ambas são habilidades que podem ser treinadas e, inclusive não são antagônicas. Isso quer dizer que um indivíduo pode ter facilidade em lidar com várias tarefas quase simultaneamente e, ao também, ter capacidade de concentrar-se em determinada atividade, mantendo-se focado.

E qual dessas é a habilidade mais interessante a se desenvolver?

Muitos estudos demonstram que o cérebro tem dificuldade em conciliar mais de uma tarefa simultaneamente, dessa forma, conclui-se que, para não perder tempo e realizar atividades com boa qualidade (sem erros) é preciso foco em uma de cada vez.

Ocorre que um estudo[1] realizado na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos pela professora de comportamento organizacional da Kenan-Flagler Business School, em parceria com sua aluna de doutorado Chaitali Kapadia demonstra que há sim vantagens na habilidade de multitarefa. Segundo o estudo, quanto mais “movimentado” era um certo lapso temporal, ao final os candidatos sentiam-se energizados o que afetava diretamente sua criatividade – concluiu-se, portanto, que ao trabalhar a habilidade de ser multitarefa, o indivíduo se sente estimulado e, como efeito, é mais criativo.

Dessa forma, se por um lado o foco aumenta a produtividade e assertividade cognitivas na execução de uma atividade, a habilidade de multitarefa estimula a criatividade e inovação. O estudo acima citado, coincide com outro, realizado por Stephen Wee Hun Lim, da Universidade Nacional de Cingapura.

Mas atenção! Estar continuamente estimulado e trabalhando em diversas ocupações simultâneas pode ser cansativo e estressante ao mesmo tempo que o foco total por longos períodos de tempo também podem trazer a mesma consequência.

Dessa forma, concluo que o ideal é o equilíbrio, trabalhar a gestão do seu tempo de forma inteligente com momentos de foco total e momentos de “múltiplas atividades” que possam atender aos seus afazeres e, de quebra, quem sabe estimular sua capacidade criativa de solucionar questões complexas!

Da mesma forma, conhecer-se e prestar atenção em si mesmo, avaliando quando seu cérebro precisa de "um tempo" para encontrar aquela solução brilhante.

Quantas vezes você passou o dia todo tentando solucionar um problema complexo, focado, e depois, num instante de relaxamento, em outra atividade ou mesmo ao tomar um banho e ir dormir finalmente encontra a solução tão esperada?!

Às vezes, desviar o foco, por um momento, dedicar-se a outras coisas, pode sim, ser produtivo pela agilidade em encontrar a solução mais adequada.

O cérebro ainda é um terreno pouco explorado e cada um de nós deve achar a receita de ser um pouco melhor a cada dia, prezando pela qualidade de vida aliada à alta performance, já que esta também traz a realização pessoal.

Vale a pena conhecer novas alternativas, experimentar e talvez incorporar ao seu dia a dia!

Quer saber mais sobre produtividade e gestão? Acompanhe-nos.


[1] https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-56980246

Comments


Siga a gente:

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

© 2020

bottom of page