Quais os benefícios que a profissionalização da Gestão do seu escritório ou departamento jurídico pode trazer?
É importante que os gestores jurídicos tenham em mente onde a profissionalização poderá ajudá-los, quais as suas vantagens.
A primeira vantagem que é possível pontuar é no início do seu negócio, ou antes mesmo desse início, onde a gestão pode ser um diferencial entre o sucesso ou o fracasso dessa empreitada:
Estatísticas apontam que iniciar um negócio de forma não profissional, aumenta consideravelmente o índice de fechamento da empresa, um estudo do Sebrae de 2013 apontou que 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas em 2 anos, sendo que elevando o tempo para 04 anos, essa estatística aumenta em 50%. Essa pesquisa não leva em consideração o ramo de atuação (escritórios de advocacia) mas pode nos emprestar uma excelente lição: para empreender é preciso planejamento e conhecimento sobre o negócio.
É fato que na faculdade de Direito o empreendedorismo ou administração não são ensinados. As grades da graduação ocupam-se da base teórica das leis e alguma prática de seu emprego com aulas para a prática escrita de peticionamento, sendo certo que, para abrir seu escritório de advocacia é necessário levar em consideração algumas variantes que justamente compõe o que chamamos de PLANO DE NEGÓCIOS.
Há diversas ferramentas que pode-se e deve-se utilizar para a elaboração do plano de negócios e, neste artigo, quero lhe sugerir o quadro de modelo de negócios denominado Business Model Canvas.
A utilização dessa ferramenta é bastante intuitiva, a ideia é responder as perguntas encaixando essas respostas nos quadrantes e avaliando a relação entre elas, senão vejamos:
COMO?
Para responder a esta indagação será preciso avaliar o mercado, parcerias possíveis, as principais atividades que você vai desempenhar (consultivo, contencioso, contratos...) Quais são seus principais recursos para prestar a advocacia a que você se propôs - conhecimento, estrutura do escritório (mobiliário, computadores, impressora, internet...)?. Será necessário ter um sócio, parceiros, colaboradores? Anote.
O QUE?
Qual o tipo de advocacia vou oferecer, área, nicho de atuação, o que vai me diferenciar dos demais escritórios da região. Que tipo de solução você levará aos seus clientes? Qual o problema que você resolverá? Qual minha proposta de valor?
PARA QUEM?
Qual o meu público-alvo? Quem serão meus clientes, onde estão? Como posso atingi-los? Quais os canais de comunicação que devo utilizar? É essencial ficar atento aos limites do marketing na advocacia! É essencial mas deve ser certeiro!
QUANTO?
Como farei a precificação dos meus honorários? Quanto tempo precisarei esperar para recebê-los? Como vou me sustentar e ao meu negócio até lá? Qual o gasto que essa estrutura vai me trazer? Há outras fontes de receita?
Vejam, com essa ferramenta é possível iniciar uma boa ideia de como estruturar o seu escritório de advocacia, não é o plano de negócios completo, é uma das ferramentas que utilizamos para traça-lo, entretanto, inicia uma interessante e oportuna reflexão que fará com que a sua ideia de negócio esteja mais madura para ser colocada em prática.
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