top of page
Foto do escritorDanielle Alves

AS AUDIÊNCIAS VIRTUAIS E REUNIÕES REMOTAS

Se há uma coisa que a pandemia trouxe foi uma verdadeira aceleração tecnológica e avanços na forma de trabalho a que estávamos acostumados no Brasil.


É bem verdade que o trabalho remoto não era propriamente desconhecido, mas é certo que “a moda pegou” com a pandemia.


Grandes, médias e pequenas bancas de advogados foram forçadas a migrar toda ou grande parte de suas estruturas para o home office da noite para o dia.

Quem já possuía uma gestão profissionalizada, ou estava já nesse caminho teve menos trabalho, adaptações mais conscientes a fazer.

Juntamente com a necessidade de migrar equipes para home office, os advogados passaram a lidar com a virtualização dos Tribunais.


É bem verdade que muitos processos já eram eletrônicos, mas as audiências e julgamentos virtuais explodiram com a pandemia, como uma forma de manter o andamento dos processos e a prestação jurisdicional.


Com isso veio mais uma necessidade de adaptação por parte dos escritórios.


Foram períodos de mudanças de pautas de julgamento constantes com marcações, cancelamentos e remarcações de audiências, necessidade de manter as equipes prontas para adotar as providências pertinentes, ensinar às partes nos processos como a nova realidade se materializa.


E assim estamos seguindo há um ano, reuniões virtuais, audiências, julgamentos, muitos escritórios se adaptaram e inclusive planejam manter um regime de trabalho híbrido por parte das equipes (parte do tempo em home office, parte no escritório) e a Justiça segue pelo mesmo viés.


Mesmo assim, essa semana tivemos mais divulgações de constrangimentos em audiências virtuais, o que demonstram que as pessoas ainda não entenderam a necessidade de preparar-se para as novas tecnologias (veja em nossas redes sociais).


Por isso seguem algumas rotinas a serem adotadas antes de uma audiência ou julgamento virtual:

  1. Confirme as providências que devem ser adotadas antes do ato (conexão com internet, intimação e orientação dos participantes, documentos);

  2. Verifique o horário do ato, prepare-se com antecedência, ingresse na sala virtual pelo menos 10 minutos antes, teste a qualidade do som e vídeo;

  3. Na audiência ou julgamento mantenha uma postura firme e o respeito com os demais participantes da solenidade;

  4. Mantenha o microfone silencioso (no mudo) enquanto não estiver falando;

  5. Atenção ao ambiente em que você está – organização da sala, vestimentas adequadas, sons ambientes e interrupções.

Não se esqueça que, mesmo de casa você está trabalhando e deve manter uma postura profissional.


Observa-se que a tecnologia avança e a profissionalização da Gestão nunca foi tão necessária!


É possível antever que cada área da gestão pode trazer de ganho imediato às bancas, advogados autônomos ou sociedades unipessoais:


Gestão de serviços jurídicos: organização, controle, acompanhamento de performance dos times e da empresa de modo geral. Visão estratégica do negócio;


Gestão de pessoas: treinamento de equipes e líderes, avaliação de desempenho, feedback, retenção de talentos, humanização da advocacia com a valorização e crescimento dos profissionais;


Planejamento estratégico: conhecimento sobre a empresa, o negócio, faz com que seja mais fácil e eficiente a adaptação aos novos cenários, a gestão de mudanças, a avaliação de ameaças e oportunidades;


Gestão financeira: a alocação correta de recursos, avaliação de onde empregá-los para melhoria contínua; e


A tecnologia: com as mais eficientes formas de deixar à mão todo o necessário para que o escritório mantenha seu crescimento.

Fique atento: as transformações atuais forçam a sociedade a adaptar-se e progredir, é a evolução natural da espécie, novas formas de viver e tecnologias surgem diariamente e os advogados também terão que se adaptar.
40 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page